quinta-feira, 13 de março de 2008

Calem a boca e me aplaudam


O artilheiro da alegria está impossível! Aos 38 anos, Túlio Humberto Pereira da Costa, o Túlio Maravilha, ainda joga o fino da bola. E o melhor: está com a língua mais afiada que nunca, o sujeito parece a madeira de uma boa viola, quanto mais envelhece mais fala bonito!

Todo mundo tá sabendo que o fanfarrão-mor em atividade no país está correndo contra o tempo em busca dos mil gols, e alguém se atreve a duvidar de que ele não vai conseguir? No domingo passado o sujeito meteu quatro contra o Anapolina (em duas partidas a Xata tomou oito gols do Maravilha!) e saiu um tanto decepcionado, explico: era uma homenagem ao dia das mulheres, e como na casa dele são cinco mulheres acabou faltando um golzinho. De qualquer jeito ele não perdeu a oportunidade e o veneno escorreu solto:
“Calem a boca e me aplaudam”. Como sempre o falastrão cala as críticas. O lugar-comum do jornalismo esportivo brasileiro, “ele está velho demais” “está acabado para o futebol”. Pára né, já ouvi absurdos de que Túlio nunca foi bom jogador de futebol, nunca passou de um marketeiro da bola. Quá, quá, quá, ô recalque, ô inveja!
Ontem o cara deixou sua marca de novo, em grande estilo, com um hat trick! Agora são 14 gols em 12 jogos pelo Goianão. Na corrida pelo mil já são 836, faltam 164, bobeira pro artilheiro da galera.
Recentemente quem quis entrar numas com o grande fanfarra foi o babaca-mor do Souza (quem?!). Pois é, perguntaram pro Túlio sobre aquela comemoração do Souza-chororô e, como não poderia deixar de ser, o Maravilha respondeu que não sabia de quem se tratava a figura. Souza respondeu: “Respeito o Túlio, mas ele jogou bola há 10 anos atrás. Hoje quem manda no rio é o Souza do Flamengo”.
Aí veio a resposta do mestre:
“Agradeço ao Souza por ele ter dito que eu joguei bola há 10 anos atrás, mas essa historia de que quem manda no rio hoje é o Souza é meio duvidosa. Se formos olhar os números, eu disputei 6 jogos na libertadores e fiz 4 gols pelo Jorge Wilsterman. Acho que eu tenho mais gols em Libertadores do que Souza em toda sua carreira”.
“Eu espero daqui há 2 anos estar vestindo a camisa do Botafogo no Maracanã e fazendo o gol em cima do Flamengo, quem sabe o Souza não esteja no Resende ou Mesquita para estar bem perto de mais um feito histórico para minha carreira e para o Botafogo”.
Como diria a música do Jackson do Pandeiro: Vou gargalhar... Quá, quá, quá, quá!

8 comentários:

chico macedo disse...

muito bom, Hugueira. Agora, bater no Souza é fácil. Não faltam deixas. Talvez se fosse mais caladão, seria menos ridicularizado.

Legal pensar também no paralelo de rivalidade dos dois na ponte Goiânia - Rio (ponte essa que, quando em um avião, tem escala em Brasília - para desespero dos goianos). Mas a relação é:

Túlio: Botafogo - Vila Nova
Souza: Goiás - Flamengo

abraço, chico.

P.S: sem comparações. até porque seria maldade. Túlio é muito melhor de bola e de aspas do que o 9 do Flamengo (lamentável, mas a verdade é que ele é o 9 do Flamengo mesmo).

Andrecatuaba disse...

Maravilha de declaração, hein! É bom que o Flamengo esteja cheio de marra, pois, como diz o provérbio: quem ri por último...

Bruno Cameschi disse...

Cara, eu também fiquei viajando no Túlio esta semana. Ele, sem nenhuma dúvida, é um fenômeno da bola. Não que seja ou tenha sido um supercraque do futebol, longe disso. Agora, sempre foi um bom jogador e um artilheiro mais do que competente.

Mas o que me impressiona e, nesse caso, o que o caracteriza como fenômeno é a peculiaridade de sua carreira. A rigor, Túlio só foi um jogador de primeira linha até 1996, ano em que ele saiu do botafogo e foi para para o corínthians, cometendo o maior vacilo de sua carreira. Se o cara é rei em algum lugar, ele não pode largar sua coroa para ser um súdito ou um servo em outro lugar. A não ser que vá para um lugar muito melhor. Sei lá... Milan, Chelsea, Real Madrid... pagam cinco, dez vezes mais do que os clubes brasileiros e isso é muito tentador. Agora, trocar o botafogo pelo corínthians não faz tanta diferença assim e o Túlio se deu mal nessa.

Pois bem, então aos 27 anos de idade Túlio deixou de ser um jogador de primeira linha. Até aí, tudo bem , acontece e já aconteceu com muitos. Aí que vem o detalhe que o diferencia. De lá para cá, Túlio passou por "trocentos" clubes (é um legítimo andarilho da bola)e na maioria demonstrou sua competência de matador. Só não foi bem nos clubes de série A. Sua última empreitada, nesse caso, foi no Juventude no brasileirão de 2005. Ele não foi nada bem e foi mandado embora antes de vencer o contrato. No entanto, no Brasiliense, no Canedense, no Fast,no Volta Redonda, no Vila Nova... ele deixou sua marca de artilheiro.

Em suma, eu acho que o Túlio é um excelente jogador para as séries B ou C. Mas, misteriosamente, há mais de dez anos não é jogador para a série A. Não tenho explicação.

Eu não duvido nada que ele seja o artilheiro da série B neste ano pelo Vila Nova. E acredito piamente que ele chegue aos mil gols na carreira, o que o deixará definitivamente na história do futebol. Coisas do esporte mais apreciado do mundo!

Bruno Cameschi disse...

Um reparo...na verdade Túlio deixou o botafogo e foi para o corinthians em 1997.

Huguera disse...

Bruno, concordo plenamente contigo quando você diz que a ida do Túlio para o Corinthians é um divisor de águas na sua carreira. Mas um detalhe: ele acabou sendo reserva do Timão e mesmo assim foi artilheiro da equipe no Paulistão daquele ano, coisas do Maravilha.

Mas a carreira dele começou a entrar em declínio a partir dali, até retornou ao Botafogo mas seu rendimento foi pífio. Ele voltou a ser artilheiro quando voltou para seu estado natal, depois virou andarilho mesmo e foi artilheiro por tudo quanto é time que passou.

Quanto a ele se dar bem nos times de segundo escalão e nem tanto na elite eu tenho uma explicação, talvez um tanto quanto simplória. É a questão da paciência e do time jogar pro cara, o Túlio é o tipo do jogador que o time tem que se adaptar a ele e não o contrário. Na Série A os times não têm paciência com esse tipo de jogador, o que não acontece nas divisões inferiores. Inclusive pela maior limitação dos elencos é até uma boa contar com um jogador assim e armar o time em função dele (vide Gama com Vanderlei, Brasiliense com Dimba) desde é claro, o jogador apresente resultados positivos. O que é o caso do Túlio.

umi oju disse...

Fala Huguera, é o Daniel meu brother! Quer dizer sou o Daniel...
Então, eu boto é fé do Túlio fazer o milzão no Fogão!!!
Aí, depois tu embarca no ideiatorta.blogspot.com
Um abraço.

tresporquatro disse...

Vejam bem... como entendo pouco ou quase nada de futebol, fica uma amistosa avaliação: acho que o futebol do Huguera Charmosão algo de semelhante ao do Túlio Maravilha. Uma pena ninguém na Pelada da História ter paciência para jogar para ele! :)
Aquele abraço, Thiago.

umi oju disse...

atualiza essa parada aí malandrofnv